MANUAL DO PROPRIETÁRIO, MUITO MAIS QUE UM TEXTO PRONTO

MANUAL DO PROPRIETÁRIO, MUITO MAIS QUE UM TEXTO PRONTO

Após se empenhar para todas as etapas de uma incorporação, projetos e construção, como você instrui seus clientes quanto ao uso e responsabilidades após a entrega das chaves?

É importante documentar as responsabilidades, para que todo seu trabalho não retorne em forma de retrabalho em decorrência de falta de manutenções as quais um leigo pode achar que está subentendido com a entrega do imóvel. Você já se perguntou por que os manuais dos carros descrevem que o proprietário tem que trocar o óleo do carro, apesar de parecer obvio o mesmo conceito vale para os imóveis e um manual do proprietário bem feito tem a mesma finalidade.

Vantagens de um bom manual do proprietário

Veja as vantagens ao adotar a entrega do manual do proprietário como uma prática recorrente em sua empresa.

Além do bom e duradouro relacionamento com seus clientes o manual assegura a satisfação e traz uma maior confiança ao consumidor. Consequentemente, também aumentam as chances da construtora ser indicada pelo cliente, ou lembrada em alguma aquisição futura. Mas muito mais que encantar o cliente o documento instrui sobre as responsabilidade e condições para as garantias do imóvel;

O documento que deve ser entregue logo após a entrega do imóvel, deve conter informações importantes a respeito do empreendimento e além de facilitar a vida do comprador do imóvel, gerar segurança e minimizar uma série de problemas para a construtora. Pois instrui o uso correto do imóvel, quanto a uso, reformas e manutenções.

Definição de responsabilidades

Tanto a construtora quanto o proprietário têm suas obrigações para com a manutenção e a conservação da obra após a venda. Esse trabalho de manutenção é essencial e exige profissionais preparados e treinados para o serviço, mas precisa estar documentado.  Por esta razão o manual do proprietário estabelece os direitos e os deveres do cliente. Isso facilita o entendimento mútuo das incumbências de cada parte. Dessa forma, o proprietário, ao receber o documento, estará ciente também quanto a suas garantias e aos prazos de cada uma delas.

Assim, o proprietário terá uma ampla noção das especificidades do imóvel que está adquirindo. Isso dará a ele uma maior segurança quanto à compra. Ele não irá só receber o imóvel pronto, mas também uma série de dicas e instruções que podem ajudá-lo a usufruir de maneira adequada, tendo certeza de poder contar também com o apoio da construtora.

Um bom manual do proprietário estabelece um fortalecimento da relação entre a sua construtora e o cliente. Ele mostra que a empresa se preocupa com o bem estar do proprietário e quer garantir que este possa usufruir do empreendimento com maior segurança e comodidade.

A entrega do manual do proprietário é obrigatória, ainda que diversas construtoras não estejam atentas a isso. Trata-se de um direito do consumidor, que pode exigi-lo caso não receba o documento após a compra do imóvel. Além disso, a falta do manual pode acarretar problemas posteriores para a construtora.

Por exemplo, a empresa pode ser cobrada para fazer reparos devido ao mau uso do empreendimento. O documento funciona como um guia de melhores práticas, evitando que os moradores realizem reformas em condições inadequadas, ou façam uso indevido da obra, comprometendo sua estrutura.

Pós entrega do imóvel

Mesmo após a entrega do imóvel, podem ser necessárias uma série de ações que garantam a conservação dos sistemas do empreendimento, essas ações podem se dar em diversos campos que compõe a obra, desde o sistema elétrico ou hidráulico, até o projeto arquitetônico da edificação. Nesse caso, o manual do proprietário de imóveis deverá ser sempre atualizado em casos de alterações na estrutura por parte da construtora.

Seu conteúdo deve manter-se coerente com as condições do empreendimento e sua atualização deve ser feita por profissionais especializados, que poderão especificar detalhadamente as características do imóvel.

Por exemplo, no caso de alterações  no projeto elétrico do empreendimento, essas alterações devem ser especificadas no manual do proprietário por um engenheiro elétrico. Todas as mudanças no manual devem estar documentadas e arquivadas, compondo o histórico da edificação.

Temos uma solução sob medida

Agora que você já sabe como o manual do proprietário de imóveis pode trazer ganhos e ajudar sua empresa no relacionamento com clientes, neste caso conte com a RSO ASSESSORIA, a qual ira elaborar um manual exclusivo com seu empreendimento, o documento será escrito por um dos melhores especialistas do Brasil, o qual coordenou diversos trabalhos e documentos que regem as regras deste tema de forma nacional

Nosso trabalho não é somente escrever um texto bonito e sim prestar assessoramento quanto atendimento de diversas normas técnicas atreladas, inclusive a norma de desempenho e de demais normas que regem as regras sobre esta fase da incorporação, atuamos diretamente na criação de todas estas regras, onde somos coordenador técnicos de documentos setoriais (SINDUSCON, SECOVI E CBIC), garantindo tranquilidade jurídica que o trabalho será realizado por um especialista e alinhado com o que há de mais atual sobre o tema.

“ Se você denomina como gasto, o investimento na elaboração dos Manuais dos Proprietários, é por que não conhece os custos dos passivos que um documento mal elaborado pode trazer à sua incorporadora”

Compartilhe esta postagem

Comentário (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *