MANUAL DO PROPRIETÁRIO PELO MENOR PREÇO NEM SEMPRE É O MAIS BARATO.

BARATO

MANUAL DO PROPRIETÁRIO PELO MENOR PREÇO NEM SEMPRE É O MAIS BARATO.

Nos últimos anos, passamos muitas informações que visam instruir quem contrata da importância dos assuntos técnicos que compõem um bom manual do proprietário e que garantem a tranquilidade jurídica no pós obra.

Mas, há um ponto que observamos que muitos responsáveis pela contratação de manuais do proprietário estão negligenciando no momento de uma licitação, ao fazerem as análises de propostas, simplesmente como comparação de preço. O problema cresceu com a entrada no mercado de diversos profissional, não de forma genérica, mas que estão se aventurando em empreendedorismo, mas que não possuem a experiência, nem conhecimento a fundo de diversos fatores para a realização de um bom manual do proprietário.

Para isto, vale uma observação, a proposta mais cara não representa a melhor e muito pelo contrário, a mais barata nem sempre representa a melhor contratação. Antes disto o contratante, deverá analisar as empresas e quem efetivamente constrói seus manuais, pois outra estratégia comum, são empresas que se apresentam com profissional de renome, mas que na verdade terceirizam o trabalho a equipe internas ou externas de pessoas com pouquíssima experiência, ou que se valem de textos prontos e copiados de outros manuais. O nosso mesmo já achamos em outros documentos e muito nos surpreendeu esta constatação.

Para elucidar vale ressaltar que a troca de uma palavra ou uma frase errada de um sistema em um manual do proprietário mal elaborado pode resultar uma diferença de enorme nos custos de uma construtora com enormes passivos pós obra.

O setor de compras precisa saber disto

Portanto a definição do prestador do serviço, passa por muito mais do que a proposta com menor preço, e deve levar em consideração o currículo de quem está prestando o serviço, o escopo do trabalho e atendimento aos requisitos estatutários (leis, normas etc). A RSO ASSESSORIA, desde 1994, atua na assessoria a incorporadoras, construtoras, onde somos especialistas e provedor das melhores soluções para elaboração e distribuição de manual do proprietário.

Nosso conhecimento vem da participação e coordenação dos principais trabalhos que regem as regras desta fase da incorporação, onde visando o atendimento as necessidades de nossos clientes criamos a plataforma IMÓVEL EM ORDEM possibilita acesso aos manuais do proprietário, plantas de orientação de furações, vídeos instrutivos de uso das unidades privativas. Também os manuais das áreas comuns voltados aos síndicos para acesso as informações necessárias para melhoria de sua gestão, não comprometimento das garantias e implementação das manutenções conforme normalização.

Ciente das minúcias jurídicas que recaem sobre as incorporadoras, no momento da entrega e gestão do pós entrega de seus empreendimentos, com responsabilidades sobre garantias, regras de uso nossas soluções são alinhadas o que há de mais atual em normalização e legislação sobre o tema.

Desenvolvemos manuais personalizados, escrito pelo especialista do assunto pessoalmente, alinhados as regras atuais visando mitigar passivos jurídicos, onde esclarecemos que os gastos na negligência serão, com certeza, muito maiores que o investimento em um bom trabalho no momento da entrega. Nossos manuais possuem minuta de plano de manutenção, alinhado a normalização sobre o tema. ABNT NBR 15575 e ABNT NBR 5674.

Além dos aspectos legais do manual, cada sistema do edifício terá um capítulo com descrição do sistema, cuidados no uso, minuta de plano de manutenção, ações que comprometem a garantia

O seu investimento conosco não será maior que o praticado em mercado, pois adequamos nossos processos internos para garantir e melhorar constantemente nossa eficiência em prazo, qualidade e valores e gerando o melhor custo-benefício em sua contratação.

Muito mais que um simples texto

Durante a elaboração dos manuais, haverá assessoramento quanto atendimento a norma ABNT NBR 15575, Norma de Desempenho.

Atuamos nos segmentos residenciais, comerciais, galpões e shopping center e possuímos processos para atendimento a empreendimentos em todo território nacional.

Possuímos uma plataforma, A IMOVEL EM ORDEM, para compartilhar os manuais de seus empreendimentos e diversas ferramentas, dentre elas a gestão das garantias, manutenções, reformas etc.

O mais “barato” é relativo e pode sair muito caro, onde gostaríamos que este artigo sirva de embasamento para a escolha dos prestadores de serviço que ofereça uma condição excessivamente mais “barata”. Examinem a empresa com cautela e lembrem-se de que os conceitos de caro e barato são relativos e a ética e confiança, muitas vezes, possuem valor imensurável.

Nosso trabalho não é somente escrever um texto bonito e sim prestar assessoramento quanto atendimento de diversas normas técnicas atreladas, inclusive a norma de desempenho e de demais normas que regem as regras sobre esta fase da incorporação, atuamos diretamente na criação de todas estas regras, onde somos coordenador técnicos de documentos setoriais (SINDUSCON, SECOVI E CBIC), garantindo tranquilidade jurídica que o trabalho será realizado por um especialista e alinhado com o que há de mais atual sobre o tema.

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *