PÓS-OBRA, UMA DAS MAIORES PREOCUPAÇÕES DAS CONSTRUTORAS E INCORPORADORAS

PÓS-OBRA, UMA DAS MAIORES PREOCUPAÇÕES DAS CONSTRUTORAS E INCORPORADORAS

No Brasil as construtoras gastam em média 1,5 % do Valor Geral de Vendas (VGV) em custos com pós-obra, mas será que elas estão metrificando a satisfação dos seus clientes ao longo da jornada da moradia?

Outras pesquisas mostram que 56 % dos clientes estão insatisfeitos com o pós-obra. O que nos leva a concluir que existem pelo menos dois grandes problemas: o primeiro é a ausência de uma gestão eficiente do pós-obra e o segundo quanto às informações que são repassadas aos usuários, que podem ser insuficientes ou mal administradas.

A RSO ASSESSORIA, atua justamente nesta fase da incorporação e elaboramos documentação, treinamentos para que os setores de pós obra entendam a importância  do atendimento ao cliente, em nossos levantamentos identificamos alguns pontos que podem contribuir com sua incorporadora:

O valor da imagem da incorporadora ou construtora

Manter a imagem da sua marca sempre associada à qualidade é um dos fatores mais importantes para uma construtora manter-se no mercado de forma ativa e saudável. Mas, porque isso é tão importante? Pesquisas apontam que 58% dos usuários não voltam após uma experiência ruim e que enquanto um cliente satisfeito fala bem da sua empresa para, em média, 3 pessoas, um cliente insatisfeito fala mal para aproximadamente 11 pessoas. E, com o auxílio de redes sociais e sites de avaliação, essa má fama pode tornar proporções ainda maiores.

Melhorar o relacionamento com os novos moradores

Afinal, os usuários não costumam diferenciar as etapas de construção e entrega de um imóvel, por exemplo. Ele atribui todo o relacionamento, o sucesso ou fracasso dele à empresa responsável. E esse relacionamento fica ainda mais estreito e carente de atenção quando ocorre a entrega final do empreendimento.

No momento da entrega, a construtora deve cuidar para manter toda a sua estrutura organizada, de forma que fique claro para os clientes: acesso aos MANUAIS DO PROPRIETÁRIO e do condomínio, onde as informações devem ser claras e descrever as obrigações dos envolvidos a   respeito de manutenções e reformas dos pós entrega, também o setor de assistência técnica necessita gerir as informações para concluir um PDCA na construção.

O que ocorre, no entanto, é que muitas vezes essas informações são repassadas de maneira improvisada, somente para cumprir a legislação do Código do Consumidor – Lei 8078/90 – art. 31 e art. 50. Sendo assim, muitas construtoras não levam em consideração a experiência do usuário para o uso dessas informações e o quanto elas podem ser relevantes para o correto uso do imóvel. Aqui a RSO ASSESSORIA, poderá lhe ajudar pois contamos com um dos melhores especialistas no tema e temos soluções sob medida para o tamanho de seu empreendimento, desde uma casa unifamiliar até o maior prédio da América Latina, o qual desenvolvemos o manual do proprietário.

Gastos da construtora no pós-obra que poderiam ser evitados

Grande parte das construtoras resumem seu pós-obra ao setor de assistência técnica, que na maioria das vezes é tratada como custo ou um “mal-necessário”. Além do agravante de que que vários gestores de assistência técnica não são valorizados e, quase sempre, precisam agir de forma reativa, resolvendo problemas urgentes e chamados de assistência técnica.

Na verdade, o ideal seria agir de forma proativa, prevenindo maiores custos relativos à mão de obra, tempo e recursos financeiros. Outro erro ocorre com equipes que desconhecem alguns pontos até mesmo o como falar que não quanto aos pleitos de assistência técnica , pois não basta simplesmente falar não para tudo, galgado em prazo de garantia, existe uma habilidade a qual passamos em nossos treinamentos e estudos sobre o impacto no nome da parceria, onde as vezes reparar algo fora da garantia legal, ainda pode custar menos que a negativa da ação simplesmente.

Como podemos ajudar

A RSO ASSESSORIA, desenvolveu uma plataforma chamada IMOVEL EM ORDEM a qual poderá contribuir na percepção e gestão do pós-obra, gestão das reformas e ferramentas que contribuem com  a vida do condominio.

E é importante lembrar da responsabilidade da construtora quanto a agilidade na entrega de soluções. Onde já deparamos com construtoras que simplesmente negam todas as assistências pensando somente no prazo de garantia ou que coloca como seus interlocutores pessoas que não possuem conhecimento e até mesmo paciência para ouvir o cliente.

Tivemos a oportunidade em diversas conversas com diferentes perfis de empresas e assim conseguimos entender, de fato, as dores do pós-obra. Sendo assim, fomos motivados a pensar em soluções inovadoras para o mercado de pós-obra, aplicando metodologia e tecnologia nesse processo e desenvolvemos ferramentas e treinamento para sua equipe. Pois atuamos na criação das regras do setor da construção civil, por meio de normas técnicas e manuais setoriais que ditam as regras desta fase da incorporação.

Nossa plataforma IMO possibilita a gestão eficiente do pós-obra de ponta a ponta das construtoras e incorporadoras do Brasil. Garantindo acesso a comprovação de realização de manutenções, gestão das reformas e implementação de plano de manutenção em conformidade com a ABNT NBR 5674, ABNT NBR 15575, ABNT 16280 dentre a centenas de normas que impactam a construção civil.

Neste momento queremos conversar com construtoras ou incorporadoras que desejam eficiência, redução de custos e possibilitar novas experiências para seus clientes. Pois acreditamos que elas é que farão a grande diferença para o segmento de construção civil e que permanecerão mais fortes e ativas neste mercado.

Entre em contato e conte com especialista para elaboração de memorial descritivo, manual do proprietário, treinamento de equipe de assistência técnica e nossa plataforma IMOVEL EM ORDEM.

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