MANUAL DO PROPRIETÁRIO, O QUE VOCÊ PRECISA SABER!

MANUAL DO PROPRIETÁRIO, O QUE VOCÊ PRECISA SABER!

Uma realidade é que as construtoras se preocupam cada vez mais em garantir a satisfação de seus clientes. Investindo em formas de atender as expectativas e no que for possível surpreender seus clientes, um bom exemplo está na entrega de um manual do proprietário adequado, bonito, completo e que encantes a quem leia.

Mas afinal, qual a importância para construtoras e consumidores ?

Se ainda não sabe, o manual do proprietário é um documento que contém informações importantes sobre o imóvel em suas áreas comuns com o manual do sindico e das unidades com o manual do proprietário, contendo informações como infraestrutura, localização e área, bem como os materiais utilizados e as técnicas adotadas durante a sua construção assim como usar, e temas atrelados a suas garantias, as quais estão previstas, de modo que não ocorram transtornos por eventuais reformas incorretas e/ou usos indevidos do local.

Todos precisam ler estes documentos

Por meio de um bom manual do proprietário, a construtora pode informar quais são os direitos e obrigações de quem adquiriu o imóvel, descrevendo claramente sobre as atitudes que podem acarretar a perda de garantia ou até em riscos para as instalações. O documento ainda traz dicas úteis sobre como lidar com situações do dia a dia, por exemplo, o melhor padrão de furos nas paredes para instalação de móveis e eletros, como consertar uma torneira com vazamento, entre outras questões.

Em poucas palavras, o manual do proprietário nada mais é do que um guia completo de cuidados com um imóvel. Para que práticas inadequadas, como certos tipos de reformas ou manutenções, sejam evitadas e não causem transtornos.

Qual a sua relevância para as construtoras?

O relacionamento entre as construtoras e seus clientes é diferente daqueles mantidos em outros segmentos. Já que, às vezes, o envolvimento é de longo prazo, estendendo-se desde o período da construção até a entrega das chaves e o pós-venda e garantias de até décadas de partes do empreendimento. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a disponibilização do manual do proprietário é obrigatória e regida pela ABNT NBR 14037, que define o seu conteúdo.

Com uma oferta cada vez maior de negócios no mercado, as empresas necessitam agregar diferenciais em seus produtos. Sendo assim, o manual funciona como uma extensão efetiva da venda.

Com a mudança nas normalizações nos últimos anos, sobre o tema, os direitos e deveres precisam estar bem claros a todos, neste requisito o manual se destaca como principal forma de elucidar as responsabilidades dos moradores e síndicos que recebem as chaves de seus imóveis novos, onde aquela ideia de que não precisa fazer nada pois tudo e novo, mudou drasticamente com as regras do assunto.  

Que estrutura e quais requisitos seguir em sua elaboração?

As questões que precisam ser consideradas por empreendedores do segmento construtivo, os quais desejam garantir um padrão de excelência aos seus clientes, são diversas. Mais do que validar as boas práticas na hora da entrega das chaves, é preciso garantir a boa experiência a ser vivida pelos proprietários. Um bom manual é importante para atingir esse objetivo, porém seu conteúdo deve ser fiel às reais situações do imóvel e trilhar os padrões estipulados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e jamais ser um texto pronto pego na internet ou um cópia e cola de outro empreendimento.

O formato do manual do proprietário pode variar de acordo com a complexidade de cada construção. Alguns modelos dividem o seu conteúdo entre o perfil de leitores a quem ele é direcionado, enquanto outros preveem seções classificadas para sistemas específicos.

Em  nossa plataforma IMOVEL EM ORDEM o manual pode ser acessado via QR CODE, além de dezenas de ferramentas que contribuem na gestão das garantias, reformas e assuntos administrativos do empreendimento no pós entrega.

Temos uma solução sob medida para elaboração dos manuais de seus empreendimentos

A RSO ASSESSORIA, possui um grande diferencial, e poderá lhe ajudar na elaboração dos manuais de seus empreendimentos, pois seu diretor, RONALDO SÁ, coordenou a criação dos principais documentos que regem as regras para elaboração de manual do proprietário de imóveis no Brasil.

Entre em contato e enviaremos uma proposta detalhada. Além  de dezenas de ferramentas para acesso remoto dos documentos, controle das manutenções, reformas e ferramentas para gestão dos condominio, em nossa plataforma IMOVEL EM ORDEM.

Muitos pensam que o manual pode ser desenvolvido, em horas vagas e por qualquer pessoa com base em documentos simples da internet, mas na verdade demanda muito conhecimento e entendimento dos pontos que podem mitigar seus passivos. Não à toa que muitas das maiores construtoras do Brasil já contam com nossos trabalhos, e você está esperando o que ?

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *