MANUAL DO PROPRIETÁRIO COMO ALIADO DAS INCORPORADORAS E CONSTRUTORAS

MANUAL DO PROPRIETÁRIO COMO ALIADO DAS INCORPORADORAS E CONSTRUTORAS

Nem todos sabem, mas o manual do proprietário é um aliado ao incorporador no momento, na entrega dos empreendimentos, pois com o mercado cada vez mais exigente, é de suma importância entregar um empreendimento  de excelência, mas não apenas isso. Entregar uma boa experiência aos seus consumidores é o que pode definir o verdadeiro sucesso da sua construtora, mas não somente isto, muitas das regras e ações e responsabilidades precisam estar devidamente registradas.

Para o incorporador/construtor um empreendimento vai muito além da execução de uma obra, e a negligência na elaboração de um manual do proprietário e das áreas comuns de qualidade, podem acarretar responsabilidades legais as quais não eram suas competência inicialmente.

Muito mais que obrigatoriedade legal

A entrega do manual do proprietário é obrigatória, e seus critérios para a elaboração devem basear-se nas normas como a ABNT NBR 14037, da Associação Brasileira de Normas Técnicas e a lei 8078/90 do Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

Vale lembrar que o manual do proprietário deve, além de atender a essas demandas legais, ser usado como uma ferramenta que trabalha em apoio à sua construtora para a minimização de problemas e como garantia de maior satisfação dos seus clientes. Onde podemos destacar que o documento trabalha como uma espécie de guia de melhores práticas, fazendo com que moradores evitem realizar reformas em circunstâncias inapropriadas, e/ou utilizem indevidamente os empreendimentos além de ações que impactam nas garantias e obrigatoriedades para que o empreendimento atinja a vida útil o qual foi planejado.

Branding de sua marca

A gestão de sua marca e o que ela representa aos seus produtos e serviços, podem ser melhoradas e contribuir em suas ações pós-venda, onde o manual do proprietário contribui em sua pré-venda posterior a outros clientes,  justamente porque garante a preferência do comprador para os próximos negócios, e a possibilidade de ele indicar a empresa para outras pessoas.

O manual, assegura a satisfação e segurança do cliente quanto ao imóvel adquirido, mas o que difere o relacionamento entre cliente e construtora de outros segmentos, é que este envolvimento é de longo prazo, onde considerando não apenas o período do início da construção até a entrega das chaves, mas todo o período de pós-obra, que é de vários anos.

Portanto, o principal objetivo do manual do proprietário, deve ser facilitar a vida e relacionamento do proprietário e construtora, através de uma boa experiência do seu uso, da possibilidade de encontrar todas as informações necessárias, o que trará maior segurança e autonomia a estes proprietários e síndicos além de definir os deveres e direitos.

A relação entre empresa e cliente certamente é fator essencial para o desenvolvimento e êxito de um empreendimento, fornecer dados técnicos, instruções de utilização, procedimentos de manutenção, informações legais e um suporte de atendimento pós-venda são ações praticadas ao vender um produto, tanto em termos legais, quanto sendo uma forma de aproximação do fabricante ou fornecedor com seu cliente.

Como qualquer outro bem, o imóvel demanda cuidados e manutenções preventivas, mas  infelizmente, essa prática não é muito difundida, onde investir na elaboração de um manual do proprietário adequado, é uma excelente forma para superar as expectativas e criar um público fiel.

Conte com um melhores especialista do Brasil para desenvolver seu manual

Conte com especialista que coordenou a criação dos documentos que são referência no setor da incorporação para o tema Nosso conhecimento vem da participação e coordenação na criação dos principais trabalhos que regem as regras desta fase da incorporação, onde visando o atendimento as necessidades de nossos clientes criamos ferramentas que vem possibilitam o acesso à informação a qualquer momento e local por meio da Plataforma  IMÓVEL EM ORDEM.

Nosso diretor Ronaldo Sá Oliveira, é especialista em normalização atuando em mais de uma centena de comissões técnicas nos últimos anos, dentre as quais ABNT NBR 14037 – norma de manuais de entrega; ABNT NBR 5674 – norma de gestão da manutenção; ABNT 16280 – norma de reforma (autor do texto base); ABNT NBR 15575 – norma de desempenho, ABNT NBR 16747 de inspeção predial etc.

A Plataforma IMÓVEL EM ORDEM possibilita acesso aos manuais do proprietário, plantas de orientação de furações, vídeos instrutivos de uso das unidades privativas. Também os manuais das áreas comuns voltados aos síndicos para acesso as informações necessárias para melhoria de sua gestão, não comprometimento das garantias e implementação das manutenções e reformas conforme normalização e diversas ferramentas que contribuem com a vida em condominio, de modo que o síndico não precisa se preocupar com outras  ferramentas para a gestão dos moradores;

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *