Imovel em Ordem

CONDÔMINOS E SÍNDICO DEVEM LER ATENTAMENTE O MANUAL DO PROPRIETÁRIO

O Manual do Proprietário traz especificações técnicas sobre os apartamentos, onde as reformas ou instalações de equipamentos ou sistemas na unidade devem respeitar o descrito, evitando comprometimento em garantias, danos aos sistemas, além de  multas e ações judiciais cabíveis.

Uma simples instalação de ar-condicionado em apartamento deve seguir, entre outras normas, as definidas no Manual do Proprietário.

Importante que os moradores consultem não só a Convenção e o Regulamento Interno do condomínio, mas também os demais documentos e diretivas dos manuais do empreendimento.

Nas áreas comuns, muitos síndicos, cometem erros que comprometem a garantia e o desempenho e a vida útil de sistemas, como por exemplo, o uso de máquinas de alta pressão em lavagens, isso  pode comprometer o rejuntamento e revestimentos.

Assim como ocorre nos automóveis, certas práticas implicam na perda da garantia do bem. Além disso, os diversos sistemas construtivos presentes em uma obra – esquadrias de alumínio, pintura, rejuntamento ou vedações, por exemplo – possuem um Plano de Manutenções Corretivas que deve ser seguido para que o imóvel mantenha o desempenho, conforto e habitabilidade esperados pelo consumidor.

FUJA DAS OPÇÕES PRONTAS E FACEIS

No sentido de garantir que que as obrigações e direitos estejam alinhados o MANUAL DO PROPRIETARIO não deve ser negligenciado, ou tratado como um documento padrão, que basta trocar a capa para uma entrega eficaz. Se faz necessário a modernização e alinhamento as boas práticas e não estar na mão de aventureiros ou pessoas com pouco conhecimento tentando construir um texto de trechos copiados da internet.

O MANUAL DO PROPRIETARIO da RSO ASSESSORIA, apresenta o que deve ser realizado nas diversas fases após a entrega dos empreendimentos, e será sempre desenvolvido por quem esteve à frente na coordenação técnica dos principais manuais setoriais que ditam as regras do assunto. com total aderência às normas e leis vigentes, às expectativas dos adquirentes e à responsabilidade direta que lhes cabe quanto a bom uso, conservação e manutenção de seu patrimônio.

Acreditamos que o conteúdo do MANUAL DO PROPRIETARIO deva ser contemplado e  amplamente aproveitado por todos os síndicos e moradores, contribuindo para o bom relacionamento com nossos clientes, e o fortalecimento da marca da construtora responsável pela entrega.

A IMPORTÂNCIA DO MANUAL DO PROPRIETÁRIO

O tema, o qual é muito relevante e impacta a vida de incorporadoras, moradores, investidores etc., dependem de um MANUAL DO PROPRIETÁRIO bem-feito, onde as regras e informações estejam claras e detalhadas, neste ponto a RSO ASSESSORIA, poderá contribuir pois possui um dos maiores especialistas no tema e por meio da IMOVEL EM ORDEM tudo que impacta na garantia ficará registrado e poderá ser evidenciado, comprovado ou não as ações necessárias que implicam as regras do tema.

Os requisitos que impactam na perda da garantia, também estão são descritos no documento, deixando claro a ambas as partes as responsabilidades e obrigações. Pois um imovel novo, não quer dizer que o mesmo não necessita de manutenções.

INCORPORADOR E CONSTRUTOR CONTE CONOSCO

Conte com a RSO ASSESSORIA para elaborar o MANUAL DO PROPRIETÁRIO de seus empreendimentos, somos especialistas no assunto e coordenamos a elaboração das principais regras desta fase de incorporação, gerando tranquilidade jurídica por meio de uma redação exclusiva e alinhada as atuais normas e leis do tema. Tudo com um valor alinhado ao mercado.

Nossa experiência e diferencial está no conhecimento e expertise nacional do mercado a qual adquirimos e compilamos na coordenação técnica da elaboração de Manuais que regem as regras do mercado (Secovi, Sinduscon e CBIC) e centenas de Manuais dos proprietários e das áreas comuns já desenvolvidos em atendimento a ABNT NBR 14037, ABNT NBR 5674 e ABNT NBR 15575.

O trabalho conta com assessoramento quanto atendimento a norma de DESEMPENHO e dispomos de uma plataforma para gestão de garantias, reformas, vídeos, ferramentas para gestão do condominio, acesso aos manuais tudo por QR CODE.

CONCLUSÃO

Ou seja, ficará mais difícil questionar a qualidade, dos sistemas, ou exigir garantias caso não apresente evidência de realização de manutenções em conformidade com a ABNT NBR 5674- Manutenção de edificações — Requisitos para o sistema de gestão de manutenção.

Autor

Ronaldo Sá Oliveira

Diretor da RSO ASSESSORIA, PLATAFORMA IMÓVEL EM ORDEM e PORTAL CONDOMINIO EM ORDEM CEO, especialista em normalização atuando em mais de uma centena de comissões técnicas nos últimos anos, dentre as quais ABNT NBR 14037 – norma de manuais de entrega; ABNT NBR 5674 – norma de gestão da manutenção; ABNT 16280 – norma de reforma(autor do texto base); ABNT NBR 15575 – norma de desempenho, ABNT NBR 16747 de inspeção predial etc. É assessor técnico de grandes entidades do setor do construção, coordenador técnico de diversos manuais técnicos do setor e colunista de diversos canais voltados a construção e gestão de empreendimentos. E-mail: ronaldo@rsoassessoria.com.br Celular / WhatsApp: 11 9-9578-2550

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima