Imovel em Ordem

OS RISCOS DE CONTRATAR UM MANUAL DO PROPRIETÁRIO, SOMENTE PELO MENOR PREÇO

OS RISCOS DE CONTRATAR UM MANUAL DO PROPRIETÁRIO, SOMENTE PELO MENOR PREÇO

 Por Ronaldo Sá Oliveira 

Muitas incorporadoras, ainda não entenderam o real importância de um manual do proprietario bem desenvolvidos, e os realizam internamente, por uma equipe atarefada com outras funções, compartilhando o tempo entre a entrega da obra e a elaboração de uma redação a qual e normalizada e de alta relevância.

Em outros casos, departamentos de compra, tabulam propostas em busca do menor preço  de contratação, sem si importarem com quem realmente irá elaborar o manual do proprietario do empreendimento da empresa.

Por outro lado, pessoas que do dia para noite se tornam especialistas e com base em um texto que achou na internet se aventuram na elaboração de manuais de proprietario, sem si importar em gerar uma redação que vise mitigar passivos para a incorporadora.

Contamos com uma carteira fiel de clientes, os quais nos contratam na confiança do trabalhos que já desempenhamos em obras anteriores, ou por experiencia onde o manual do proprietario, foi fundamental para diminuição e até mesmo exclusão de passivos, em decorrência de diversos fatores pós-obra.

NOSSA SOLUÇAO E DIFERENCIAL

A RSO ASSESSORIA, foi criada para levar o conhecimento na criação de diversas normas, manuais setoriais, laudos e acompanhamento tecnico de dezenas de obras, onde por meio de seu diretor Ronaldo Sá Oliveira, o qual esteve a frente de muitas normas, leis e manuais setoriais que ditam a regra desta etapa da incorporação, agregou seu conhecimento em prol de uma redação única e alinhada as normas para isto.

Após o sucesso da RSO ASSESSORIA, o mercado deu mais um paço, onde havia a necessidade de melhoria da gestão pós-obra, por conta do sindico, assim como ferramentas para monitoras todas as intervenções descritas nos manuais e que impactam diretamente em vida útil e garantia, dos empreendimento e desta necessidade nasceu a IMÓVEL EM ORDEM,  a qual  é uma plataforma de acesso aos manuais, gestão das manutenção das manutenções, garantias, reformas e muito mais, onde o desafio era atender as normas vigentes e ser simples em seu uso diário.

Hoje com centenas de empreendimentos cadastrados e milhares de usuários, da plataforma IMO, conseguirmos unir o conhecimento diferenciado de nosso especialista, com a praticidade de uso necessario, para síndicos e incorporadoras.

Dito esta introdução, que explica nossos diferenciais, e muito comum nos depararmos em processos, onde ao termos acesso a manuais de proprietarios de terceiros, percebermos o uso de uma redação padrao ou como dizemos um enlatado, onde as oportunidade de blindar o incorporador, são desperdiçadas acarretando em indenizações gigantescas ou mitigando a oportunidade de se defender, pois o manuais usado, não descreveu de forma tecnica e correta as ações necessárias e cuidados de uso nos sistemas, dando margem a custos desnecessários, se o documentos tivesse sido desenvolvido com cuidados e conhecimentos técnicos de pontos específicos e necessários os quais o manual demanda.

Outro risco que sempre nos deparamos, está na contratação de manuais, onde muitas vezes quem esta solicitando um orçamento, possui uma tabela de como enviar as propostas, as quais um documento de 15 paginas é ignorado e a única coisa que se atentam é o valor no final da tabela, com o valor total do trabalho, desconsiderando diversos pontos que contribuem para uma melhor soluçao.

CONCLUSÃO:

Ao realizar cotações para elaboração de manual do proprietario, se atender a detalhes, como quem vai escrever o seu manual, pois não adianta nada voce fechar com uma grande empresa, onde quem efetivamente escreve o documento e uma pessoa com pouca experiencia que segue um script pronto, mas que desconhece a razao de cada palavra do seu manual.

Análise o que compõe o valor, se é simplesmente um texto simples, ou se há um assessoramento efetivo quanto a normalização, ferramentas para gestão do pós-obra, e  facilidades para seu cliente final.

Fuja de ferramentas que se dizem capazes de escrever um manual do proprietario com apenas alguns cliques, pois voce estara sendo enganado, e irá receber um texto padrao e que não tem como descrever as especificidades de seu empreendimento.

Não parametrize propostas, com base somente em preço, pois voce podera perder uma oportunidade de ter um especialista no assunto e acreditar que um jeitinho ira resolver seus problemas de pós entrega.

Autor

Ronaldo Sá Oliveira

Diretor da RSO ASSESSORIA, PLATAFORMA IMÓVEL EM ORDEM e PORTAL CONDOMINIO EM ORDEM CEO, especialista em normalização atuando em mais de uma centena de comissões técnicas nos últimos anos, dentre as quais ABNT NBR 14037 – norma de manuais de entrega; ABNT NBR 5674 – norma de gestão da manutenção; ABNT 16280 – norma de reforma(autor do texto base); ABNT NBR 15575 – norma de desempenho, ABNT NBR 16747 de inspeção predial etc. É assessor técnico de grandes entidades do setor do construção, coordenador técnico de diversos manuais técnicos do setor e colunista de diversos canais voltados a construção e gestão de empreendimentos. E-mail: ronaldo@rsoassessoria.com.br Celular / WhatsApp: 11 9-9578-2550

Compartilhar em:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima