As novas regras para a instalação de carregadores de carro elétrico no Brasil, devem entrar em vigor no final de fevereiro de 2026, e visam aumentar a segurança, especialmente em garagens de condomínios e estacionamentos. As mudanças se baseiam em normas técnicas e regulamentações de segurança mais rigorosas.
Com as novas regras, passa a ser obrigatório o uso exclusivo de carregadores Modo 3 (wallbox) ou Modo 4 (rápidos), banindo tomadas comuns (Modo 2). As instalações deve seguir as normas ABNT NBR 5410 (instalações elétricas de baixa tensão), NBR 17019 (requisitos para infraestrutura de alimentação de veículos elétricos) e a NBR IEC 61851-1., garantindo que os circuitos elétricos exclusivos com disjuntor próprio, e incluir botões de emergência a no máximo 5 metros do carregador e da saída principal da garagem. O MANUAL DO PROPRIETARIO de seu empreendimento deverá ser analisado para as instalações.
A segurança contra incêndio também passa por ajustes com o uso de sprinklers e detectores em garagens fechadas, e toda a instalação deve ser acompanhada de um projeto elétrico assinado por um profissional credenciado com a ART. Onde ressaltamos a importância deste item, pois temos observado alguns trabalhos que até possuem esta etapa, mas no entando, a sensação é que o condominio contratou um vendedor de responsabilidade técnica, sem que o mesmo se preocupasse em realmente seguir o descrito em normas e se preocupar com a segurança da instalação. “Então fica a dica o barato pode sair caro”.
Equipamento:
- Apenas carregadores do tipo Modo 3 (wallbox) ou Modo 4 (rápidos) são permitidos.
Segurança Elétrica:
- Cada ponto de recarga deve ter um circuito elétrico exclusivo.
- Um disjuntor individual e identificado deve ser instalado no quadro elétrico para cada carregador.
- É necessária a proteção com disjuntor Residual (DR) e DPS nas fases.
Sinalização e Acesso:
- Os pontos de recarga e os disjuntores devem ser claramente sinalizados.
- Os carregadores precisam estar em local de fácil acesso.
- Botões de Emergência:
- Devem existir botões de emergência em dois locais: um a até 5 metros do carregador e outro a até 5 metros das entradas principais ou escadas da garagem.
Proteção contra Incêndio:
- Sistemas de sprinklers e outros mecanismos de detecção e combate a incêndios são exigidos para garagens fechadas.
- Em prédios com uma única saída, o carregador deve ser instalado a, no mínimo, 5 metros dessa rota.
Regras para prédios e condomínios
As mudanças mais significativas afetam os condomínios e edifícios comerciais:
Prédios novos com garagem deverão contar com sprinklers, sistema de detecção de incêndio e exaustão mecânica de fumaça. A estrutura da garagem também deverá resistir ao fogo por, no mínimo, 120 minutos.
Prédios já existentes terão prazos de adaptação definidos por cada estado. Onde já houver sprinklers ordinários, eles poderão ser mantidos, mas será preciso instalar detecção de incêndio e adotar gerenciamento de riscos.
Garagens externas terão regras mais brandas, com foco em proteção contra intempéries e avaliação técnica de riscos, sem obrigatoriedade de sprinklers.
A parte elétrica, como os carregadores homologados, disjuntores e botão de desligamento manual, deverão estar totalmente em conformidade para o uso, já as adaptações estruturais, como sprinklers e sistemas de detecção, estas últimas conforme cronogramas de cada Estado.
Projeto e Profissional Credenciado:
É necessário um projeto elétrico (diagrama unifilar) elaborado por um engenheiro eletricista ou técnico credenciado com ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). Se responsabilizando pelo projeto e a execução dos sistemas elétricos.